Nos dias 13 a 16 do mês de Outubro de 2015, decorreu em Espanha a Feira Internacional de Piscinas (Fira Piscina & Wellness Barcelona Global Aquatic Exhibition), na cidade de Barcelona mais precisamente no recinto Gran Via.

Como não podia deixar de ser, a APP fez-se representar com a presença do Eng.º Rui Lino Neto, na qualidade de membro da Direção da mesma.

     O Objetivo primordial deste trabalho, para além da representação da A.P.P. nesta Exposição Internacional, foi o de recolher informação relevante observada no local, que possa conduzir à requalificação do sector e faze-la chegar aos associados da A.P.P. que não tenham tido a oportunidade de estarem presentes no Local. Desta forma, a primeira grande nota a registar, é a observância de um ambiente globalmente positivo, entre expositores e visitantes, a rejuvenescência do mercado, com notórias caraterísticas de alavancagem após a crise e retoma económica do sector das Piscinas. A economia das Piscinas é um espelho da economia real e assim novos e antigos players, estão a posicionar-se para as presentes e futuras conquistas que se avizinham.

Para tal, não é alheia a resiliência das organizações associativistas, que lideram a inovação e a capacidade de reposicionamento do sector na forma da sustentabilidade, qualidade e profissionalismo.

Os temas quase comuns na oferta e procura de expositores neste tipo de feiras mantiveram-se os habituais, tais como: Sistemas de aquecimento, Sistemas Desumidificação, Coberturas, Materiais de revestimento, Equipamentos e produtos de limpeza da água, do ar e da piscina, Materiais, equipamentos e acessórios de montagem, Sistemas e equipamentos de iluminação, Aparelhos lúdicos e terapêuticos, uma grande variedade SPAs , entre outos produtos.

Salienta-se no entanto o acentuar de uma tendencia virada para a eficiência energética, ambiental e a tecnologia de intensidade dos sistemas, tema quase comum na oferta e procura de expositores e visitantes. 

Os países com maior representatividade de exposição foram Espanha, França, Holanda, China e alguns países de leste. Sendo que a presença do mercado português fez-se por intermédio do Grupo RPI e por colabradores em empresas Multinacionais, entre as quais se encontra a Dra. Filipa Santos, também ela membro da APP.

As instalações do evento foram visitadas por 12,225 mil pessoas e estiveram representadas 450 marcas, distribuídas por 287 expositores.

A Associação Espanhola de Profissionais do setor das piscinas (ASOFAP) marcou a sua presença com a organização de uma agenda de palestras formativas dentro do stand que funcionou de uma forma dinâmica e proporcionou aos presentes obter um maior esclarecimento sobre o que de bom se faz no mercado das piscinas e o que se tenciona fazer num futuro muito próximo.


Toda a informação e reportagem no site do evento em:

 www.salonpiscina.com/pt/home