MISSÃO                                                                                                 

Bem-vindo à APP

Associação Portuguesa de Profissionais de Piscinas

A voz do negócio da piscina em Portugal

A APP foi fundada em 1998 e tem a sua sede em Lisboa. É uma associação sem fins lucrativos e tem por objectivo prestar assistência às empresas e técnicos deste sector. Representa todas as pessoas ligadas ao negócio da piscina, nomeadamente os trabalhadores, empresários, distribuidores, importadores, técnicos de manutenção e profissionais, procurando através de acções específicas defender os interesses da indústria do sector no nosso país e afirmá-la no estrangeiro.Neste momento a APP pode orgulhar-se de ter contribuído para o respeito institucional do sector junto das entidades públicas e privadas sendo hoje consultada sempre que se queira implementar uma lei neste sector ou tirar simplesmente dúvidas sobre qualquer aspecto regulamentar ou técnico.

Várias parcerias foram estabelecidas com o objectivo de cooperação institucional no âmbito da formação, nomeadamente com a Federação Portuguesa de Natação, o Instituo Superior de Engenharia do Porto e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior que neste momento e com o apoio institucional da APP está a ministrar Cursos Profissionais  de Especialização Técnica de Manutenção de Piscinas para jovens estudantes que queiram ingressar nesta área de actividade.

Os membros associados da APP beneficiam ainda de descontos especiais quando expõem os seus produtos nas principais feiras de piscinas do país ou no estrangeiro com as quais a APP mantém protocolos de cooperação. 

A introdução de cursos técnicos de piscinas realizados pela APP foi uma vertente que dinamizou a associação e tem contribuído para melhorar os conhecimentos gerais dos técnicos e profissionais de piscinas. 

De realçar que todos os anos a APP realiza as suas Jornadas Técnicas alternando algumas vezes com os seus Congressos tendo ainda organizado os maiores Encontros de Saúde em Piscinas da Europa com o apoio da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.  Anualmente a APP realiza um Convívio de Natal para os seus associados, familiares e amigos numa demonstração de são convívio e amizade entre os seus associados promovendo, desta forma, uma aproximação de interesses entre empresários e pessoas do mesmo sector.

A direcção continua a desenvolver trabalho profícuo no seio da Federação Europeia de Associações Nacionais de Piscinas e Spas (EUSA) da qual a APP é membro fundador e na retenção e captação de sócios para a nossa Associação.

Apesar de termos apresentado, a vários organismos institucionais, projectos de regulamentos para piscinas, estes ainda não foram passados para a legislação, que tanta falta nos faz. Andamos de tutela em tutela a perguntar quem é que assume a responsabilidade de tomar em mãos os nossos projectos e depois de devidamente apreciados e votados, transpô-los para a legislação. Perante o desinteresse institucional, e, na ausência de entidade que assuma as responsabilidades da Piscina é com tristeza que Francisco Godinho de Oliveira, nosso vice-presidente, afirma, parecer que “havemos de nós, privados, de estar a perguntar ao Estado quem é que quer ficar com as Piscinas que estes construíram e que não são mantidas”. 

Temos consciência da importância fundamental para a regulamentação do setor destes nossos projectos, por isso não desistiremos, e, sozinhos ou acompanhados com outros parceiros institucionais, continuaremos a insistir junto do Governo para que este passo que falta dar seja concretizado.

Uma palavra de grande apreço pelo trabalho de uma vida desenvolvido pelo Professor Vitorino de Matos Beleza, sócio-honorário da APP, que ultimamente publicou, em conjunto com a sua equipa, as Professoras Rosária Santos Costa, Marta Pinto Batista e Sofia Assunção Fernandes, mais um livro dedicado às piscinas, o “Manual de Boas Práticas em Piscinas e Parques Aquáticos” que poderão adquirir na nossa Associação.

Um agradecimento muito especial ao nosso sócio-fundador e past-presidente António Palhinhas Candeias, pelo trabalho desenvolvido no nosso seio, pelos seus conselhos e conhecimento do mercado da piscina e forte apoio e patrocínio a todos os projectos da APP ao longo de 16 anos, culminando com a sua presidência nos últimos anos. 

Continuamos a desenvolver trabalho na Comissão Técnica 136 do Catim, na área das piscinas, Subcomissão (SC1) criada no seio da APP a que preside Francisco Godinho de Oliveira, com vista à apresentação e discussão de projectos de norma para o nosso setor quer nacionais quer emanados da União Europeia. Incentivamos os empresários das piscinas a fazerem-se representar neste organismo.

Felicitamos a revista “Piscinas e Instalações Hoy - Edição Portugal” na pessoa dos seus responsáveis Eduardo Lázaro e Helder Barbosa que apostam na impressão desta revista em português para o mercado nacional e profissionais ligados às piscinas, e na qual se inclui o espaço informativo sobre as actividades da APP.

Procuramos divulgar junto do público a qualidade dos nossos associados, através de campanhas publicitárias e do apoio que a nossa associação pode prestar sempre que consultada. O nosso novo “site” é um meio facilitador entre todos os interessados na Piscina.